Programa de avaliação da readiness
Palavras-chave:
prontidão motivacional, readiness, processo de reabilitação, doença mental, Saúde mental, mudança, necessidade de mudança, terapiaSinopse
Introdução
A avaliação da readiness é um processo que envolve a pessoa na clarificação da sua prontidão motivacional para participar no projeto individual de reabilitação. Pode ser considerada uma pré-fase no processo de reabilitação, uma vez que possibilita a identificação da vontade e motivação para a pessoa se envolver no processo. Caso se verifique que a pessoa não está pronta para a mudança deve-se procurar alternativas que desenvolvam esta competência ou o encaminhamento para outros serviços. A determinação da prontidão da pessoa é crucial para decidir a direção mais adequada do processo reabilitativo para um indivíduo específico, sendo também usada para identificar as áreas que necessitam de maior desenvolvimento para promover uma total e ativa participação. Avaliar a readiness também é um processo de avaliação-ação que visa envolver a pessoa numa verificação dos fatores que influenciam o seu sentido de esperança, confiança e motivação em relação à recuperação de uma vida com significado, uma aprendizagem, um trabalho e/ou um papel social. Habitualmente este processo decorre em seis sessões de aproximadamente uma hora, contudo poderá estender-se por mais algumas sessões de acordo com as competências e necessidades do indivíduo. É também possível que o terapeuta trabalhe em contexto de grupo alguns tópicos relevantes para as sessões individuais, caso a pessoa já se encontre a frequentar alguma atividade de grupo na organização de saúde mental onde irá ser desenvolvida esta avaliação.
Existem cinco áreas, ou indicadores, que são explorados durante a avaliação da prontidão motivacional: Necessidade de mudança (1), Compromisso para a Mudança (2), Conhecimento do Contexto, Interesses e Valores (3), Autoconceito e Suporte Social (4) e Proximidade Pessoal (5). A avaliação de cada indicador envolve a recolha de tipos específicos de informação, interpretação e processamento da mesma. Após cada avaliação, o terapeuta deve explorar as razões da pessoa para as suas apreciações, avaliar cada elemento da readiness e esclarecer a sua própria avaliação. Devem ser discutidas as semelhanças e diferenças nas duas avaliações (terapeuta e cliente) e mudá-las quando necessário para refletir a perspetiva da pessoa. No final de todo o processo é necessário escolher uma direção e decidir como prosseguir baseado no grau de preparação da pessoa para a reabilitação, atendendo aos 5 indicadores analisados durante o processo, que darão origem a um perfil de prontidão motivacional. A imagem visual do perfil facilita a discussão da readiness global. Se o perfil sugere que a readiness global da pessoa é elevada, então o passo seguinte será prosseguir com a definição de um plano individual de reabilitação. No entanto, se a readiness global for baixa deve-se desenvolver os indicadores que requerem atenção. Ao longo de todo o trabalho desenvolvido a pessoa é convidada a preencher os seus próprios registos como meio de fomentar a sua participação e envolvimento ativos.
Referências
Cohen, M., Anthony, W. & Farkas, M. (1997). Assessing and developing readiness for psychiatric rehabilitation. Psychiatric Services, 48 (5), 644-646.
Farkas, M., Cohen, M., McNamara, S., Nemec, P., & Cohen, B. (2000). Assessing readiness for rehabilitation: Training package. Boston, MA: Center for Psychiatric Rehabilitation.
Pratt, C. et al. (2002). Psychiatric Rehabilitation. San Diego, Califórnia: Academic Press.
Smith, T. E., Rio, J., Hull, J. W., Hedayat-Harris, A.,Goodman, M., & Anthony, D. T. (1998). The rehabilitation readiness determination profile: A needs assessment for adults with severe mental illnesses. Psychiatric Rehabilitation Journal, 21(4), 380–387.
https://doi.org/10.1037/h0095285.
William A., Marianne, F., Marques, A., & Queirós, C. (2012).
Guia orientador do processo de reabilitação psiquiátrica: versão portuguesa. Porto: Laboratório de Reabilitação Psicossocial da FPCEUP/ESTSIPP.
